sábado, 17 de janeiro de 2009

É hora das histórias....

Quase todas as noites a turma toda se juntava para contar histórias de assombração. Reuníamos na calçada, geralmente da casa de Angélica ou de Liliane, a mente era brilhante tinha cada história! Lili era chefa para assombrar a turma, quando eu ia dormir tinha a maior dificuldade para pegar no sono por conta do medo que sentia. Outra pessoa a qual gostava de contar historia para nossa turma era Carlene (uma prima minha já senhora) mesma contava histórias de Reis príncipes, rainhas e sempre com finais felizes, ela colocava uma esteira na calçada e chamava a meninada, era um silencio total concentração absoluta, muitas vezes ela deixava o final para o outro dia, fazendo com que nossa imaginação fosse aflorada. Ouvir histórias tem uma importância muito grande para a criança, faz com que ela sinta que alguma coisa está sendo feita para ela. Além do poder que a história tem de entrar no universo da criança, dando respostas mais satisfatórias às perguntas infantis, do que as respostas racionais dadas pelo adulto. Pois as histórias sempre nos ensinam alguma coisa, nos faz sentir melhor, fazendo crescer dentro de nós um sentimento moral, de empatia e de satisfação. Fazendo surgir dentro de nós o alfabeto das emoções que vamos reconstruir aceitar e adotar como comportamento consciente.
Contar história para crianças faz com que desenvolvam a capacidade de ouvir, fator essencial para qualquer situação de aprendizagem. Proporcionam uma ligação muito importante com leitura, com algo familiar, através da linguagem, do ritmo em que a história é contada, os sons que são transmitidos. Tudo isso entra no universo da criança como beleza e como experiência agradável de sonoridade.
Ouvir histórias contadas por meu avô, Carlene e meus amigos, despertou em mim um grande prazer em ouvir e contar histórias, um gosto até pouco inexplicável, que só depois de ter entrado em contato com essa teoria passei a entender. Esse gostar de historias, veio contribuir e muito para o trabalho como professora, pois às vezes é o caminho que encontro para conseguir me aproximar de meus alunos.

Nenhum comentário: